0 Items

Enfrentar os erros dos colboradores

Enfrentar os erros dos colboradores

Enfrentar os erros dos colboradores

Com uma emoção positiva, e não com uma emoção negativa

 

Percebemos que os melhores gerentes enfrentam o erro ou a falta de desempenho de seu colaborador com uma emoção de forte interesse. O que entendemos por “uma emoção de forte interesse”?
O forte interesse é aquela emoção que sentimos quando existe algo que nos torna curiosos e que queremos conhecer mais profundamente, quando somos atraídos por algo.

Por exemplo, quando lemos um bom livro ficamos curiosos por saber como vai terminar. Queremos seguir adiante. Ou então, quando sentimos uma emoção de forte interesse, quando conhecemos uma pessoa nova que nos agrada.

É necessário diferenciar entre forte interesse e suspeita ou desconfiança. Existem momentos nos quais estamos interessados por uma pessoa que tenha feito determinada coisa, porque “queremos entender quais são suas culpas e colocá-las em evidência” ou porque “suspeitamos que exista algo por baixo ou querem nos enrolar”. Nesses casos, a emoção que experimentamos não é o forte interesse, mas é a suspeita ou a desconfiança. A suspeita ou a desconfiança fazem com que a pessoa que temos diante de nós se feche ou se coloque na defensiva. O forte interesse, ao contrário, faz com que ela se abra.

Dizendo que o gerente deve agir com uma emoção de forte interesse, entendemos que quando o colaborador errou, ou diante da notícia de um desempenho ruim, o gerente não experimenta uma emoção de cólera, ou de raiva, ou de ressentimento, mas experimenta uma emoção que o leve a ser curioso, a conhecer algo a mais, a ser atraído por aquilo que aconteceu, SEM SER, DE JEITO NENHUM, ACUSATIVO OU CRÍTICO.

O GERENTE DEVE SE EMPENHAR PARA EXPERIMENTAR UMA EMOÇÃO QUE NÃO COLOQUE O COLABORADOR NA DEFEN-SIVA, ou não cause aqueles efeitos invisíveis que, em longo prazo, levariam este último para um estado de ânimo tal a tornar o problema ainda maior.

Se o gerente, que se empenha dessa maneira, souber que um colaborador seu cometeu um erro, que causou para empresa uma perda 6 mil Reais, SUA EMOÇÃO É AQUELA DE FORTE INTERESSE!!!
É, simplesmente, fortemente interessado, quer entender de modo positivo o que aconteceu e do por que ter acontecido. “O que aconteceu? Diga-me! Não se preocupe, me explique o que aconteceu”.

—> Leia o artigo completo: aqui